O curso tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre o fazer pedagógico e suas implicações na sala de aula, promovendo reflexões sobre as metodologias de ensino, planejamento, avaliação e mediação da aprendizagem. A partir de fundamentos teóricos e experiências práticas, o curso busca fortalecer a atuação docente em diferentes contextos educacionais, incentivando a inovação e a intencionalidade nas práticas pedagógicas.
Fundamentos das práticas pedagógicas na ação docente;
Planejamento e organização do trabalho pedagógico;
Estratégias e metodologias ativas de ensino-aprendizagem;
Avaliação formativa e processos de feedback;
Mediação e gestão da aprendizagem em sala de aula;
Reflexão crítica sobre o papel do professor na atualidade;
Práticas inclusivas e contextos diversos de ensino.
Estudantes de licenciatura e pedagogia;
Professores da educação básica e ensino superior;
Coordenadores pedagógicos e gestores escolares;
Profissionais da educação envolvidos com a prática docente.
Os conhecimentos desenvolvidos neste curso fortalecem a atuação profissional em instituições de ensino públicas e privadas, em ambientes presenciais ou remotos, além de prepararem o educador para cargos de liderança pedagógica, assessoria educacional, desenvolvimento de projetos educativos e formação continuada de professores.
O certificado de conclusão deste curso livre é válido em todo o Brasil com amparo legal no Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3°. E na lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional que mostra que os cursos livres passaram a integrar a educação profissional e nossa metodologia segue as normas do MEC através da Resolução CNE nº 04/99.
Você poderá utilizar o certificado para completar horas em atividades extracurriculares exigidas em faculdades, contar como atividades em concursos públicos ou simplesmente constar em seu currículo.